TÉCNICAS DE SEO

Essas técnicas de SEO podem aumentar o rankeamento do seu site: O Segredo do SEO,  Fatores confirmados pelo Google, Melhores ferramentas para otimizar o SEO

SEO: Provavelmente a maior parte do tráfego do seu site vem de mecanismos de buscas como o Google.

Segundo a Internet Live Stats o Google abrange mais de 78% das pesquisas mundiais, em outras palavras temos cerca de 110 bilhões de pesquisas mensais.

Interessante é que apenas 3% dos resultados são clicados, ou seja, de todos os resultados só os primeiros tem a maior taxa de clique e visitantes.

O melhor disso tudo é que esses primeiros resultados não precisam pagar nada para estarem lá, portanto utilizaram de boas técnicas de SEO, então não precisam ficar gastando rios de dinheiro só para aparecer.

“Ok, mas como posso atingir isso? Afinal como posso rankear meu site?”

Aqui vamos abordar técnicas que podem ser utilizadas para ajudar seu site a subir no ranking.

O Segredo do SEO

Antes de mais nada, é importante ter isso em mente.

“A única coisa constante sobre o SEO é que ele não é constante.”

Google

Um bom SEO depende de muita pesquisa e dedicação, afinal não existe fórmulas mágicas que fazem seu site ficar em primeiro, o que existe são otimizações baseadas em fatores que podem te auxiliar a chegar lá.

Para um site ser bem posicionado não devemos apenas depender de achismos e de técnicas que geram pouco resultado, por outro lado devemos nos apoiar em conceitos sólidos que realmente podem aumentar as chances de rankeamento.

Todo mundo quer ter seu site nas primeiras posições, mas adivinha, não tem espaço para todo mundo, então temos que fazer nosso melhor para que possamos aumentar nossa chance de chegar lá. Para isso, mais importante que tudo é entender qual é a missão do Google.

“A missão do Google é organizar as informações disponíveis no mundo e torná-las acessíveis e úteis para todas as pessoas.”

Google

Produzir conteúdo de qualidade, ter um site rápido de acordo com a necessidade dos usuários, usar boas práticas, isso sim é o que traz relevância e ajuda o Google a cumprir sua missão.

Quanto mais ajudamos o Google a cumprir sua missão, do mesmo modo mais ele vai ajudar a cumprir a nossa.

Foque na experiência que o usuário vai ter ao consumir seu conteúdo e ao acessar seu site. Faça sempre o seu melhor nisso e pode ter certeza que o resto vai ser preenchido com ótimos resultados.

Fatores confirmados pelo Google para rankear:

São mais de 200 fatores confirmados pelo Google que abrangem todo o algoritmo, e com certeza os fatores que mais geram resultado são esses:

  • Conteúdo único e de qualidade
  • Links relevantes
  • RankBrain 

Conteúdo único e de qualidade

Em 2011 o Google lançou uma atualização chamada Panda, além disso foi implementado ao algoritmo a regra de dar prioridade a sites que possuem conteúdo exclusivo e de qualidade, dando importância a experiência do usuário.

Por sua vez penalizou páginas com um conteúdo de baixa qualidade e que usava práticas de BlackHat (Más práticas).

Só para ter ideia da dimensão do negócio, segundo o SEO Master 80% dos sites estão tentando retomar suas posições até hoje, o panda quebrou a perna de geral.

No entanto vários sites caíram de posição por justamente estarem nessa situação frágil. Logo após isso muitos começaram a correr atrás do prejuízo para se encaixar nos padrões do Google.

Conteúdo Interno

Não tem como falar de conteúdo sem falar de OnPage.

OnPage é exatamente o conteúdo interno do site, bem como o texto e até mesmo os códigos. Todos os pontos que envolvem o site na parte interna dele são fatores OnPage.

  • Imagens
  • Textos
  • Títulos
  • Meta Tags
  • Vídeos
  • GIFs

Tudo isso e muito mais…

O Google utiliza do OnPage para analisar o conteúdo interno do site, e claro, quanto melhor o conteúdo ele achar, mais chances têm dele recomendar.

Links relevantes

Os links são endereços que conectam informações umas as outras, isso é relevante justamente pelo agrupamento de informações que pode ser gerado.

Claro que não é porque inserir links é bom que vamos sair colocando coisas sem sentido só para rankear. Esses links devem ser relevantes para o conteúdo que você está gerando.

Link Building

Dentro do fator de links relevantes não podemos deixar de falar da técnica mais utilizada, o Link Building.

Essa técnica consiste no compartilhamento dos links do seu site, fora do seu site. É como se fosse um networking entre sites.

Podemos gerar muita autoridade com essa técnica, já que o Google vê que os links do seu site estão sendo citados em outros sites também, o quer dizer que se o negócio é bom mesmo e ele vai passar a recomendar mais.

RankBrain

RankBrain é uma inteligência artificial lançada em 2015 que otimiza os resultados de busca para exibir o que realmente vai atender ao usuário. Afinal ninguém quer pesquisar uma coisa e acabar achando outra nada a ver.

O RankBrain se adapta facilmente, se algo mudar nas pesquisas da mesma forma vai mudar na inteligência artificial também. 

De acordo com Gary Illyes do Google, você não pode otimizar seu site para o RankBrain, pois não há nenhuma pontuação para RankBrain. SMX Advanced

No entanto, podemos utilizar de ferramentas para aumentar nossas chances.

Além disso podemos pesquisar, otimizar, e investir bastante nos outros fatores, para que a inteligência entenda que seu conteúdo é bom para o usuário e ganhe mais relevância.

Melhores ferramentas para otimização utilizando técnicas de SEO

Em uma otimização de SEO o que não pode faltar são as ferramentas. São elas que nos ajudam a pesquisar métricas para otimizar o que precisa ser otimizado. 

Existem muitas ferramentas para isso, porém vamos focar nas principais:

  • SEMrush
  • Google Search Console
  • Google Ads para SEO
  • Screaming Frog SEO Spider

SEMrush

Com toda certeza temos aqui uma ferramenta completa para fazermos a pesquisa de palavra-chaves, marketing de conteúdo, analisar o Link Building, analisar concorrentes, para melhorar o Onpage do nosso site. Além disso, existem também outras funções que podem ser encontradas no site oficial da SEMrush.

Para utilizar essa ferramenta é simples, você só precisa criar uma conta na plataforma e analisar o domínio desejado.

Imagem de página de login da SEMrush para técnicas de seo

Uma desvantagem do SEMrush é que ele tem limite de pesquisa, então para pesquisar de forma ilimitada é necessário ter um plano premium.

Google Search Console

Uma ferramenta que pode quebrar um galho é sem dúvida o Google Search Console. Nela temos a total integração do nosso site com o Google, tendo acesso ao desempenho do site, sitemaps, cobertura de links assim como muitas outras coisas que podem nos auxiliar a melhorar a experiência do nosso site.

Importante dizer que é através dessa ferramenta que podemos indexar nosso site no Google.

Um ponto a se destacar é que pode acabar sendo um pouco mais complicado integrar o Google Search Console com o nosso site.

Para integrar seguimos o seguinte passo a passo:

  • Devemos criar uma conta
Home page Google Search Console
  • Depois inserimos uma nova propriedade com o nosso domínio
Imagem da configuração do search console
  • Após isso o Google nos fornece um código tipo “google-site-verification“ para inserirmos no DNS do nosso servidor
Imagem do código de verificação do Google
  • Na hospedagem a gente vai em configurar zona de DNS, e clica em “Gerenciar”
Imagem sobre a zona de DNS
  • Insere o código “google-site-verification“ no DNS com tipo TXT e deixa resto no padrão
  • Depois de inserido, é só voltar no Search Console e verificar a propriedade

O melhor de tudo é que o Google Search Console é gratuito, só da trabalho para configurar mesmo.

Google Ads para SEO

O Google Ads tem várias funcionalidades, mas a que gostaríamos de citar é o planejador de palavras-chave. Conforme os estudos, essa ferramenta é de suma importância para pesquisarmos as palavras-chaves que possam gerar mais resultados para nosso negócio.

Para utilizar a ferramenta é simples, basta criar uma conta e sair usando. Recomendamos que faça a pesquisa sempre anotando para fazer uma análise mais profunda e detalhada.

Imagem do planejador de palavras-chave para técnicas de seo

Screaming Frog SEO Spider

Essa ferramenta é muito boa para pesquisarmos os backlinks existentes nos domínios, afinal isso nos ajuda a entender melhor por que um site tem mais autoridade do que outro.

Para utilizarmos dessa ferramenta é necessário baixar o Screaming Frog SEO no site e instalar no nosso computador, sei que pode até parecer vírus mas fica tranquilo que funciona perfeitamente.

Imagem do programa Screaming Frog SEO Spider

A desvantagem aqui é que temos o limite de apenas 500 links por pesquisa feita, mas ainda sim dá para dar um boa otimizada no nosso SEO.

Conclusão

Se você quer crescer rankeando o seu site organicamente então é necessário entender esses fatores primordiais. 

Tenha certeza que essas práticas sejam utilizadas com constância, pois é de extrema importância tomar cuidado com coisas como com as más práticas:

  • Keyword Stuffing (Muitas palavras-chaves)
  • Muitos links repetitivos
  • Conteúdo duplicados

Isso é considerado uma técnica de BlackHat e pode ser punido pelo Google.

Então, vimos aqui um pouco sobre o funcionamento de alguns dos conceitos mais utilizados e algumas ferramentas que podem ser utilizadas ao seu favor para impulsionar o tráfego orgânico do seu site. No mais, se você quer saber mais sobre técnicas de SEO e como gerar mais resultado, continue seguindo a Agência ClickMix.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *